Programa Qualifica Camaragibe forma mais 80 empreendedores

A prefeita Doutora Nadegi entregou, nesta sexta-feira (17), os certificados de conclusão dos alunos formados na última edição do programa Qualifica Camaragibe, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A versão “Empreendedor” da iniciativa, mais uma parceria com o Sebrae, formou 80 novos empreendedores das mais diversas áreas, que vão atuar na cidade, gerando e ampliando as suas próprias fontes de renda e aquecendo a economia do município.

Em meio aos formandos, casos de superação como o da esteticista da Vila da Fábrica, Fabiane Maria Pereira, que não hesitou em mostrar sua gratidão pela oportunidade de realizar o curso e aplicar o aprendizado em seu empreendimento de estética facial. “Estou muito agradecida por esse momento! O curso me ajudou muito na área profissional e, especialmente, no caso que passei. Eu tive câncer de ovário; graças a Deus, hoje, estou curada! O curso veio para desopilar e abrir minha mente para voltar, nesse novo normal, a aprender como lidar melhor com meu próprio negócio e empreender. Eu só tenho a agradecer a todos da gestão”, pontuou Fabiane, que é cantora e filha de Lia de Camaragibe.

A chefe do Executivo municipal ressaltou o compromisso da sua gestão em oferecer oportunidades de capacitação aos camaragibenses. “Camaragibe não é uma cidade dormitório; é uma cidade prestadora de serviço! São dias importantes, de lutas vencidas. Profissionalizar-se é a chave de entrada no mercado de trabalho. Por isso, me sinto muito feliz em ver que, mesmo em meio a uma pandemia mundial, estamos na luta, trabalhando e mudando nossa realidade. Nossa cidade tem um destaque muito grande, pois Camaragibe tem o maior número de mulheres empreendedoras da Região Metropolitana”, enfatizou a Doutora Nadegi.

O vice-prefeito Délio Júnior salientou a importância da atenção ao empreendedorismo em meio ao momento atual. “Diante de todo esse problema de pandemia mundial, onde a economia do país parou, e as dificuldades de quem tem seus empreendimentos aumentaram, nada melhor do que qualificar nossos moradores. Nossa parceria com o Sebrae oferece os melhores cursos para quem deseja ingressar nesse ramo; e para quem deseja se especializar ainda mais. Vamos seguir sempre apoiando e próximos aos nossos moradores, colocando Camaragibe no trilho certo e disparando a economia local”, frisou.

Para o secretário de Governo, João Victor Queiroz, qualificar os moradores é intensificar o desenvolvimento municipal. “Estamos no primeiro curso do tipo de muitos que vamos disponibilizar. Tudo foi pensado para intensificar o aprendizado dos camaragibenses. E, após notar o resultado positivo, também estamos planejando ofertar cursos de educação financeira e impulsionar ainda mais o comércio local. Mesmo com a finalização do curso estamos sempre à disposição para atender nossos empreendedores”, argumentou.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Milton Mucuiba, os cursos focaram no empreendedorismo adaptado para os novos meios de comércio. “Hoje, marcamos o início de uma nova jornada. Mais de 14 milhões de brasileiros se tornaram empreendedores em meio à pandemia, como forma de reinventar sua geração de renda. E nossa gestão investiu nos cursos para abrir os olhos dos munícipes, para as novas oportunidades de negócios, com aulas de Replanejamento Estratégico Pós-crise, Remodelagem de Negócios, Mídias Digitais Delivery, entre outros”, explicou.

Publicado em 17 de setembro de 2021