Saúde e Educação andam juntos em Camaragibe

O grande objetivo do Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde, é integrar e articular permanentemente a educação e a saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida de toda população. Em Camaragibe, o projeto se desenvolveu e obteve bons resultados em 2017. A fim de dar continuidade ao trabalho com os alunos da rede municipal, nesta quarta-feira (17), aconteceu a I Oficina de Avaliação e Planejamento das Ações do Programa Saúde na Escola para construir novas metas a serem trabalhadas em 2018.

Na ocasião, foi realizada palestra com o Dr. Paulo Santos, coordenador estadual de saúde bucal, que abordou o tema “A importância da Saúde Bucal nas Escolas”. Este ano, dentre as ações prioritárias será dada ênfase aos cuidados com a saúde bucal em todas as esferas, já que o município, junto com o Estado, conseguiu trazer o projeto “Um Sorriso do Tamanho do Brasil” para a cidade. “Pernambuco está dentro desse projeto nacional e agora estamos juntos trazendo ele para Camaragibe. A Coordenação Estadual está elegendo os municípios prioritários, considerando, entre outras coisas, as caracterizações e o percentual de cobertura das equipes de dentistas”, destacou Dr. Paulo Santos.

De acordo com o secretário de saúde, Dr. Hely, em 2017, o município obteve uma melhora nos índices das arboviroses devendo-se, além da importante ação da Vigilância Ambiental, também à contribuição do Programa Saúde na Escola, que trabalhou o tema Combate ao Aedes Aegypti com as crianças.

Para o secretário de educação, Denivaldo Freire, a saúde na educação e vice-versa é uma premissa necessária. “Gosto da ideia de transformar nossos pequenos em agentes mirins de endemias. Tenho certeza que dessa forma, os ensinamentos que passamos vão se proliferar com a ajuda deles e assim ajudar o município”, ressaltou.

Estavam presentes, além dos secretários de saúde e educação, Dr. Hely Farias e Denivaldo Freire, a diretora de desenvolvimento social, Ana Perez, a coordenadora estadual do Programa Saúde na Escola, Patrícia Albuquerque, e as representantes dos Conselhos Municipais de Saúde e Educação, Maria da Conceição Melo e Ana Paula Siqueira, respectivamente.

Publicado em 18 de janeiro de 2018