Tradição dos Maracatus reverenciada no Carnaval de Camaragibe 2018

Com o tema “Carnaval de todas as nações”, folia de Momo acontece entre os dias 09 e 13 de fevereiro

Promovido pela Prefeitura Municipal de Camaragibe, por meio da Fundação de Cultura, o ciclo carnavalesco no município de Camaragibe acontece entre os dias 09 e 13 de fevereiro, com dois polos de shows, além de desfiles de agremiações e programação infantil com matinê. O tema “Carnaval de Todas as Nações” deriva da noite de abertura, onde, no palco principal, montado na Praça de Eventos no bairro da Vila da Fábrica, se apresentarão seis nações de Maracatu de baque virado, além dos homenageados camaragibenses, Maracatu Rural Cambinda Dourada de Camaragibe e Caboclinhos Tapuias Camarás.

A cantora Isaar, os sambistas Edilza Aires, Paulo Perdigão e Jorge Ribas homenageiam os batuqueiros e mestres do Maracatu Nação Cambinda Estrela, do Maracatu Nação Raízes de Pai Adão, do Maracatu Nação Aurora Africana, do Maracatu Nação de Baque Virado Encanto da Alegria, do camaragibense Maracatu Nação Cabeça de Nego e do Maracatu Nação Estrela Brilhante de Igarassu. Esta última, tida como a manifestação popular do gênero mais antiga do Brasil. À meia-noite, tendo o frevo como trilha sonora, o calunga das ladeiras de Olinda, o Homem da Meia-Noite, será recepcionado pelo tradicional bloco camaragibense O Corujão. Além disso, tocarão a Orquestra Backstage e Mestre Adriano.

No sábado de Zé Pereira (10), a partir das 20h, se apresentarão no palco da Vila da Fábrica os grupos: Babado Novo, Ceceu Valença, Rafa Mesquita e a atração local Lu Sodré. No Domingo de Carnaval (11), a programação segue com Torpedo, Patusco, Diego Cabral e Donatchê. Já na segunda-feira (12), Luan Estilizado, Banda Rossi, Letto do Cavaco e Alan Salvador. Encerrando o Carnaval, a Terça-feira Gorda vai receber os artistas Maciel Melo, John Geração, Faringes da Paixão e Lia de Camaragibe.

A grade de programação do Carnaval de Camaragibe 2018 conta com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, através da Convocatória da Fundarpe/Empetur, e também foi montada a partir de uma convocatória artística municipal que recebeu mais de 350 candidaturas e selecionou alguns nomes a partir das inscrições realizadas por produtores do Estado e do País. Nesta convocatória da Fundação de Cultura, foi assegurada a prioridade à artistas e bandas que contam em sua equipe com pessoas que portam algum tipo deficiência, demanda pleiteada pela sociedade civil através dos Conselhos Municipais de Cultura e da Pessoa com Deficiência. Todos os polos carnavalescos vão contar com acessibilidade para os espectadores e também nos banheiros químicos.

Palco Maria Amazonas

Do domingo de Carnaval (11) à Terça-Feira Gorda (13), os foliões que escolherem brincar o Carnaval em Camaragibe encontrarão, logo à entrada da cidade, o Palco Maria Amazonas, que transformará o Parque Camaragibe em um polo destinado às atrações musicais dos mais diversos gêneros. A parceria da Fundação de Cultura com o Festival RecBeat foi fundamental para compor a grade de programação, que vai contar com atrações nacionais e internacionais, tendo artistas de destaque da Argentina, Turquia e França, trazendo à cidade um pouco do que este importante evento realiza ao conectar Pernambuco com o mundo. Dedicada a todas as tribos, Otto, Xênia França, A Troça, Lia de Itamaracá e o grupo de rap Arrete são algumas das atrações da festa.

MATINÊ

Para o público infantil, a Vila da Fábrica vai programar apresentações ao vivo no domingo (11) e na terça de Carnaval (13), no período da tarde, com Fada Magrinha, o grupo Aldeia Encantada, participação de Pochyua e Sua Turma e Liloca Infantil, com desfile de fantasias, concurso de passista de frevo, concurso de fantasias e trenzinho da alegria.

HOMENAGEADOS

Em 14 julho de 1990 nasceu o Maracatu Rural Cambinda Dourada de Camaragibe, um dos homenageados pela Prefeitura Municipal de Camaragibe e Fundação de Cultura neste ano. Há 27 anos, o caboclos de lança camaragibenses realizam sambadas no bairro de Céu Azul e se apresentam como mestres e brincantes nos desfiles Pernambuco afora. Presidido por Fernando Melo, o Cambinda Dourada foi contemplado no Prêmio Culturas Populares: edição Leandro Gomes de Barros, do Ministério da Cultura (em 2017) e é filiado a Associação de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco.

Homenageado eleito por membros da Federação das Agremiações Carnavalescas de Camaragibe – FACC, os Caboclinhos Tapuias Camarás nasceram no dia 20 de janeiro de 1978, filhos e descendentes diretos dos Caboclinhos Tabajaras (20 de janeiro de 1968) criados pelo Cacique Luna. Atualmente é conduzido pelo presidente Silvio Romero Luiz de Lima, filho de Luna. A expressão Caboclinhos foi aceita pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como patrimônio imaterial do Brasil em 2016.

PALCO – PÁTIO DE EVENTOS

Vila da Fábrica

SEXTA-FEIRA, 09 – 20h – Abertura do Carnaval 2018
Homenageados: Maracatu Rural Cambinda Dourada de Camaragibe e Caboclinhos Tapuias Camarás